Muitos anos atrás, em um mosteiro distante no Tibete, morava um jovem que aspirava se tornar monge.
Ele teve um grande desejo de aprender, então quando um dia seu mestre lhe disse que iriam fazer uma viagem, o jovem preparou com grande entusiasmo.
Eles caminharam por vários dias, até chegarem a uma aldeia onde vivia uma família muito humilde. Pediram acomodação e comida. A família os acolheu e compartilhou com eles tudo o que tinham. O suposto monge perguntou-lhes como eles subsistiam.
O pai disse: “Temos uma vaca que nos dá tudo o que precisamos: leite e queijo. Então, guardamos o que não consumimos para outra refeição. Assim, subsistimos.
À noite, o monge disse ao discípulo: “Aproveite o fato de todos estarem dormindo, vá ao curral e solte a vaca”.
O jovem protestou: “Como eu vou fazer isso? A vaca é a única coisa que eles têm, é o seu meio de vida!” O monge não disse nada, virou-se e dormiu.
O jovem passou várias horas pensando, mas, como ele respeitava muito o mestre, ele foi e soltou a vaca do curral.
O jovem ao amanhecer estava tão culpado que deixou a casa, o desencanto também impediu que ele voltasse ao mosteiro. Ele não queria mais ser monge.
Ele passou dias viajando e pensando na pobre família que ele havia deixado sem seu sustento. Propôs-se a trabalhar duro, poupar o suficiente e comprar uma vaca para compensar o dano que causou.
No entanto, as vacas eram caras, levou vários os anos até conseguir dinheiro suficiente para comprar uma vaca. Então ele voltou para a aldeia e, para sua surpresa, viu um hotel encantador onde a humilde morada costumava ser.
Ele se aproximou do homem que estava sentado na varanda e perguntou: “Com licença, onde está uma família muito humilde que tinha uma vaca e vivia aqui alguns anos atrás?”
O homem olhou para ele e disse: “Somos nós”. Ele olhou com incredulidade e perguntou: “Mas … como vocês prosperaram tanto?”
O homem disse: “Bem, olhe, um dia, a vaca em que moramos desapareceu. No começo, estávamos muito preocupados, de como iriamos sobreviver? Então começamos a pensar.
Vimos que a nossa terra era muito boa para plantar vegetais, cultivamos um jardim que floresceu e deu frutos imediatamente.
Trocamos alguns vegetais por outros alimentos e vendemos o resto. Com o dinheiro que ganhamos, compramos gado e vendemos, e com esse dinheiro conseguimos expandir a casa e alugar quartos … Você vê, agora somos os proprietários do único hotel da cidade! (Autor desconhecido)
Esta lenda tem várias lições e uma delas refere-se ao fato de que em muitas ocasiões, a melhor ajuda que podemos dar é incentivar as pessoas a deixar sua zona de conforto.
E você, está dentro ou fora da sua zona de conforto? 🤔